De repente estava caindo de algum lugar..

Tags:

Quem é que nunca sonhou que estava caindo de algum lugar, e essa sensação fez até com que você  acorda-se ou desse um "pulo" na cama? Pois bem, se você ainda não teve esse tipo de sonho pode ter certeza que ainda irá ter. A maioria das pessoas que já tiveram esse sonho não gostaram nem um pouco da sensação que ele nos trás, o coração acelera e tudo parece muito real, algumas pessoas até acordam suando por conta da sensação. Pesquisei e encontrei várias respostas para esse tipo de sonhos, vem conferir comigo.


1 Hipótese de Explicação: 

Quando sonhamos que estamos caindo, antes que isto realmente chegue a acontecer no sonho, nós acordamos de repente. Durante o sono as ondas cerebrais são as Delta (estado Delta). Quando estamos acordados, as ondas podem ser beta, alfa ou teta. Acontece que se passamos de uma frequência para outra muito bruscamente, ocorre essa vibração, esse impulso. No susto de cair no sonho, acordamos muito subitamente, e ao mudarmos tão rápido a frequência cerebral, sentimos esse "coice". 

2 Hipótese de Explicação:

Quando estamos dormindo o cérebro continua funcionando radicalmente. Quando você leva um susto de qualquer forma (inclusive quando você está caindo) o seu corpo transmite uma adrenalina para o cérebro e vice versa, assim você fica com a respiração e o coração acelerados. Quando sonhamos esses neurônios continuam ativos e as vezes o sonho é tão real que você se sente como se estivesse vivendo aquela situação realmente. Por isso quando caímos, no sonho, o cérebro se agita, libera a adrenalina e nós acordamos por causa dessa resposta.

3 Hipótese de Explicação:

Isso se chama - Mioclonia. Quando você está dormindo, seus batimentos cardíacos começam a cair rapidamente o cérebro interpreta isso como uma parada cardíaca e manda impulsos para os membros inferiores para acelerar o coração. Por isso acordamos assustados com o coração acelerado, a sensação de cair é causada pela entrada súbita de sangue no cérebro, e o aumento da atividade elétrica do mesmo.

4 Hipótese de Explicação:

No sonho da queda nós geralmente estamos caindo pelo ar e apavorados. Ocasionalmente nós podemos estar afundando na água (e com perigo de afogamento). Tipicamente, uma pessoa que tem esse sonho está se sentindo insegura ou sem apoio na vida real. Esses sonhos normalmente ocorrem quando você se sente oprimido na vida real e sente-se pronto para desistir. Se você teve esse sonho deve avaliar a sua atual situação e tentar localizar o problema que está oprimindo você. 

5 Hipótese de Explicação:

Estar caindo no sonho é bastante comum mesmo. O que ocorre é que durante o estágio inicial do nosso sono, chamado sono de movimentos oculares não rápidos (NREM), ocorre movimentos corporais involuntários esporádicos. Isso acontece porque o fluxo de sangue através da maioria dos tecidos, incluindo a circulação cerebral, fica levemente menor. Nesta fase, também ocorre o relaxamento muscular e a pessoa pode apresentar alguns movimentos limitados, involuntários e automáticos, sem propósitos definidos (sensação de estar caindo). Quando a pessoa acorda nesta fase do sono, ela fica desorientada e assustada porque ela continua reagindo aos estímulos auditivos, visuais e táteis, então da um "pulo" da cama.


E para você, qual dessas hipóteses está certa? A explicação pode ainda não ser concreta, mas de uma coisa temos certeza, é tudo muito interessante, nosso "corpo" sempre nos surpreende. 

11 Comentarios

Yasmin S. Wintour

Meu Deus, seu blog é perfeito! A quanto tempo tem ele? Ele é muito bem elaborado, o conteúdo é ótimo, amei esse texto, muito bom! Sério, continue assim... Visita lá o meu blog? modificandoo.blogspot.com

Fernanda S.

Yasmin muito obrigada! No blog mesmo eu já estou desde 2009, mas eu havia excluído os conteúdos anteriores, e ficava por aqui só lendo os blogs de outras blogueiras. Agora resolvi voltar, acredito estar mais "madura". Obrigada mesmo pelo apoio. Irei visitar sim!

Responder
Michelly Melo

Oi Fernanda!
Já ouvi várias histórias de quem tem esse tem esse tipo de sonho. Para falar a verdade, eu nunca tive nenhum sonho assim. Mas deve ser uma sensação horrível.
Ah! Eu adorei o seu blog! É muito lindo. ^^
Beijos,
Mih.

Fernanda S.

Oie Michelly, que sorte rs. É uma sensação não muito boa mesmo, parece bem real.

Obrigada, fico feliz que tenha gostado!

Responder
blog da pepi

semrpe sonhei que estava caindo é horrivel fernanda adorei a personalizaçao do seu blog cada detalhe da area dos comentarios de tudo parabens ainda nao conhecia seu blog da uma passadinha pra conhecer o meu tabem flor ficarei muito feliz bju http://blogdapepi.blogspot.com.br/
Blog da Pepi

Fernanda S.

sério ? Em uma das hipóteses diz que pode ser preocupação,insegurança. Espero que o post tenha ajudado você a entender um pouco o porque desses sonhos. Muito obrigada, agora que já conhece espero que volte mais vezes. Irei visitar sim.

Responder
Nathália A.

Nossa quem nunca néh! =) Amei seu blog,parabéns é super fofo! s2

www.garotasimperfeitass2.blogspot.com

Fernanda S.

Pois é Nathália. Obrigada mesmo! Espero que volte sempre.

Responder
Isi

Eu vou seguir você, por favor dê uma olhadinha no meu canto e querido diario! Por favor!
Estou esperando por vc para esta aventura de moda, comcerteza seremos grandes amigas blogueiras!
Adorei D+ seu blog.
Para ser sincera nunca sonhei que estava caindo, mas nunca se sabe!
Com todo prazer, direito, respeito amor, agradeço se vc ler meu blog!
Não precisa ser seguidora, mesmo que eu queira muito ter 1.000.000.000, mas isso não importa, o que importa é os que os leitores acham, os que marcam na vida deles, os que os deixam felizes, e principalmente deixar nós blogueiras orgulhosas daquilo que temos!
Que Deus esteja sempre do seu lado!
Beijoss

Fernanda S.

Wow, que comentário grande rs. Irei olhar isi, assim que tiver tempo. Fico feliz que tenha gostado, verdade - nunca se sabe. Verdade, não é preciso querer milhares de seguidores, e sim dar valor aos que tem. Amém, digo o mesmo que ele ilumine seus caminhos.

Beijos.

Responder
Eliza Duarte

tbm tem uma hipótese de que durante o sono paramos de respirar algumas vezes essa sensação de estar caindo é a parecida com a sensação de parar de respirar esse "sonho" é o cérebro que manda pra te "despertar" meu primo tem uma doença que é parecida com isso ele para de respirar durante alguns segundos...

Responder
:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n: